- LC Verum
Tone From the Middle

Quando se fala sobre cultura de integridade nas empresas, sempre se destaca o Tone from the top, que nada mais é do que o “tom vem de cima”, ou seja, a alta administração dita os valores, princípios e, especialmente, a conduta da organização.
Os cargos intermediários de gerência e supervisão também devem receber devido reconhecimento e atenção, pois são eles os influenciadores direto dos colaboradores.
O Tone From the Middle (“tom vem do meio”), é quando os supervisores de departamento, a partir da sua conduta, ditam o tom para sua equipe, dão o exemplo. Quando um funcionário se encontra em dúvida de como agir referente a um processo, provavelmente ele irá seguir conforme o comportamento de seu supervisor direto e não conforme um membro da Alta Direção, isso pela proximidade e vivência.
Essas figuras são catalisadores de boa conduta entre seus subordinados, reforçando ainda mais a necessidade da cultura de ética e integridade nas organizações.
Líderes intermediários são essenciais na transmissão de mensagens de integridade e ética, unindo forças com a Alta Administração, para assegurar que os valores e cultura da empresa sejam entendidos e adotados por todos, independentemente da hierarquia.
A Alta Direção deve treinar e valorizar suas gerencias. Supervisores adeptos à cultura organizacional e motivados refletem um bom trabalho e relacionamento em suas equipes, resultando em colaboradores engajados e com bom rendimento, assim otimizando serviço e reduzindo custo para a organização.
Esse bom trabalho e relacionamento possibilita que os funcionários sintam segurança para desempenhar suas ações, têm consciência que as decisões são baseadas em princípios éticos e íntegros, onde erros podem acontecer e, quando acontecem, são identificados e resolvidos de forma rápida.
“Gerentes de todos os níveis devem demonstrar, através de ações éticas, que cada colaborador também pode exercer um papel de liderança e inspirar os que estão em sua volta a tomarem decisões responsáveis”.
Referência: Dra. Marsha Ershaghi Hames.